Mundo da Magia

Participe do fórum, é rápido e fácil

Mundo da Magia
Mundo da Magia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Já pensou em fazer parte de uma das famílias originais da saga de Harry Potter? Agora você pode! Saiba mais aqui!
O RPG MUNDO DA MAGIA ESTÁ PASSANDO POR MUDANÇAS, PORTANTO NENHUM SISTEMA ESTÁ FUNCIONANDO!

Ir para baixo

Ficha Mágica
Ano Escolar: Nenhum
Escola de Magia:
Casa: Não Possui
N.O.M.s: Ótimo
N.I.E.M.s:
Lyssa Borthwick Lestrange

Administradores
Lyssa Borthwick Lestrange
Lyssa Borthwick Lestrange
Administradores
Administradores
Posts : 684

Sistema de Aulas & Evolução Empty Sistema de Aulas & Evolução

Sáb Ago 03, 2019 1:42 pm
Sistema de Aulas
saiba aqui como as aulas serão aplicadas!
O sistema de aulas aqui é diferente do de outros RPG's. Visando um maior dinamismo, praticidade e liberdade, a administração alterou o modo de aulas para que tudo se torne mais simples para o player, que poderá escolher entre fazer aulas ou não sem que isso prejudique sua jogabilidade. Para saber mais, veja abaixo;

Ano Letivo e Aulas


O ano letivo no RPG Mundo da magia são de 4 (quatro) meses em OFF, o qual tudo ocorrerá dentro deste prazo em que o aluno poderá usar seu tempo para evoluir o nível e o ano de seu personagem. Nesses quatro meses, cada jogador poderá realizar aulas a fim de ganhar mais experiência em seu personagem. Mas o que é experiência? Simples, em vez dos professores darem notas para as aulas, ele distribuirá XP como demonstrativo de seu desempenho na escola, o qual valerá como sua nota em cada aula, assim como, podendo conquistar pontos para sua casa.

Como funcionam as aulas? Como as faço? No RPG Mundo da Magia não é preciso de um professor para administrar sua aula ou atividade, mesmo elas existindo em atividades relâmpagos. Basta que o aluno poste em uma sala de aula ou em qualquer lugar coerente narrando seu personagem em um dia de aula comum, aprendendo e desenvolvendo seu personagem dentro de uma aula. Como assim? Como seria? Quais seriam seus diálogos? Nessas postagens cada jogador segue apenas o seu enredo e/ou sua trama, não tendo a necessidade de interação com outros jogadores, nem mesmo com os professores, a não ser que solicite diretamente a eles.

Lembrando que a postagem deve ser desenvolvida pelo personagem e não por professores, ou seja, em uma postagem de aula quem deve estar aprendendo e ganhando conhecimento é o aluno. Os professores estão apenas para auxiliar o aprendizado, portanto postagens em que não há nada sobre aprendizado do aluno ou que haja somente falas do professor, deverão ser anuladas na hora da correção. Assim como, todas as aulas deverão ter no mínimo 250 (duzentos e cinquenta) palavras para serem validadas como aula. E, quando estiver com a aula encerrada, basta colocar o link e depositar no tópico de solicitação da aula feita. Detalhe, se fez uma aula de poções do primeiro ano, deverá colocar o link no tópico de poções do primeiro ano. Todos os tópicos de solicitação estão separados por anos e matérias, enquanto os tópicos de correção também são encontrados nesse mesmo subfórum, diferenciados com o título: [CORREÇÃO] Aulas de Matéria.

Para passar de ano, um aluno deverá realizar 5 (cinco) aulas de matérias diferentes no ano em que está, ou seja, se estiver no terceiro ano, deverá realizar até cinco aulas daquele ano para passar para o ano seguinte. No caso do sétimo ano, deverá realizar uma aula de cada matéria da sua grade curricular. Não é preciso que seja tudo em um mês, pode ser dividido entre os quatro meses OFF em que se funciona o ano letivo. Isso não o prejudicará, necessariamente. Você ainda vai passar de ano como todos os outros, no entanto, seus níveis e seu desempenho determinarão a sua inteligência, força e capacidade de seu personagem, afetando não apenas seus NOM’s e NIEM’s necessários para certos cargos, como também o número de feitiços e defesas aprendidos ao decorrer do letivo. Que determinarão o quão eficiente será em carreira.

Quanto as aulas atemporais, ou seja, aquelas que podem ser realizadas de anos inferiores, os alunos poderão realizar somente 10 (dez) aulas por ano inferior durante todo os quatro meses de ano letivo, o qual se torna algo coerente entre todas as casas, assim como fica mais fácil de ministrar a correção. Entretanto, essas aulas contam somente como um bônus para ganhar pontos para sua casa e de experiência. Ou seja, você só passará de ano se realizar as aulas do seu ano escolar, caso contrário, irá ter que realizar novamente o mesmo ano no letivo seguinte.

Importante saber que essas aulas atemporais só podem ser realizadas para anos inferiores, ou seja, se está no terceiro ano, poderá realizar 10 aulas (ao total) no primeiro  ano e mais 10 aulas (ao total) no segundo ano, independente da matéria. As aulas do seu ano escolar é livre, ou seja, pode fazer quantas quiser, desde que faça uma de cada matéria para passar de ano e que não repita o mesmo conteúdo.

Obs.: O limite de aulas atemporais foi estipulado para serem apenas 10 ao total, porém se a busca for grande, a administração poderá aumentar a quantidade.


Avaliação de Aulas e Experiência


Todas as avaliações são realizadas pelos professores de Hogwarts, sendo esse o único trabalho deles. Nesse caso, basta  postar no tópico de avaliação correspondente para receber seus pontos de experiência. O professor de respectiva matéria vai avaliar as aulas e vai dizer quantos pontos de experiência e pontos para casa seu aluno vai receber pela aula. O número de XP recebido por aula e pontos para casa pode ser visto na tabela abaixo. O professor deve avaliar os seguintes aspectos: gramática, coesão, criatividade, verossimilhança com o universo e suas regras, profundidade e desenvolvimento do personagem, e qualidade de narrativa. Diferente dos anos anteriores, a tabela foi atualizada para funcionar para todos os anos escolares, o qual um professor pode dar, do mínimo, 20 XP pela aula até 200 XP pela aula.

20 XP – 10 pontos para a casa
30 XP – 15 pontos para a casa
40 XP – 20 pontos para a casa
50 XP – 25 pontos para a casa
60 XP – 30 pontos para a casa
70 XP – 35 pontos para a casa
80 XP – 40 pontos para a casa
90 XP – 45 pontos para a casa
100 XP – 50 pontos para a casa
110 XP – 55 pontos para a casa
120 XP – 60 pontos para a casa
130 XP – 65 pontos para a casa
140 XP – 70 pontos para a casa
150 XP – 75 pontos para a casa
160 XP – 80 pontos para a casa
170 XP – 85 pontos para a casa
180 XP – 90 pontos para a casa
190 XP – 95 pontos para a casa
200 XP – 100 pontos para a casa

Cada professor tem 7 (sete) dias para corrigir suas respectivas aulas. Aulas em atraso poderá acarretar em advertências para o professor.

Posso dar número quebrado como 105XP ou 35XP? Sim! Vocês podem dar a pontuação em números quebrados, desde que seja de 5 em 5, no entanto, a pontuação para casa será a menor. Como assim? Caso em sua avaliação der 35XP, os pontos para a casa que será contado, é o de 30XP, assim valendo para todas as ocasiões. Importante lembrar que números quebrados como 41, 42, 43, 44 e afins, não são permitidos, como dito, a pontuação deve ocorrer de 5 em 5 em caso de números quebrados.

Se você é um professor de Poções, deve avaliar somente as aulas de poções do ano em que leciona, sendo algo que deve ser seguido por todos. Professores substitutos podem avaliar aulas de qualquer matéria somente quando o prazo de sete dias tenha se passado e o docente não tenha realizado a correção, antes disso não é permitido.

IMPORTANTE: Itens para serem colocados na mochila do aluno só poderá ser dado caso tenha conseguido o destaque na aula. Não haverá pontos extras e muito menos dobro de XP ou pontos para casa ao ganhar um destaque na aula. Os itens podem ser poções, ingredientes, livros, roupas, itens esportivos, ticket para caça-níquel e etc. Lembrando que é somente 1 (um) item para o aluno que recebeu o destaque, nada mais que isso.

  • Todas as solicitações de correção de aula e correções de aulas deverão ser postadas separadamente, ou seja, uma postagem para cada solicitação e correção.
  • A correção deve ser feita pelo conteúdo e aprendizado da aula e não por postagem de trama e tendo uma ou duas linhas de aula.
  • Destaques para as aulas são livres, porém só é permitido dar 1 (um) item para ser colocado na mochila do aluno. Assim como, os destaques não terão peso nenhum na somatória dos pontos das casas, por enquanto. No entanto, tenham consciência de não distribuir destaques para aulas sem conteúdo.
  • Aulas que tiverem somente falas do docente como aprendizado, deverão receber pontuação mínima, ou seja, 20 de XP e nenhum ponto para a casa. Porque? Porque as aulas são para entender o grau de conhecimento do aluno e o aprendizado da matéria. Ou seja, postagens em que só há o docente explicando ou falando, não trás conhecimento algum para o aluno, sem contar que não existe desenvolvimento algum do seu personagem aluno.
  • Todas as aulas devem ter no mínimo 250 palavras. Caso não houver, a aula poderá ser anulada e ignorada pelo professor.
  • Postagens de aula não é obrigatório ter dinâmica de professor e aluno ou NPC e seu personagem. Não é algo proibido, mas também não é um fator para retirada de pontos.

Os XP's adquiridos em aulas são incluídos na sua tabela de conhecimento, que é explicada na postagem abaixo. Cada XP adquirido em cada matéria evoluirá seu conhecimento nela.


Ano Inicial e Passagem de Anos


Ao ingressar na escola, todos os alunos podem optar por iniciar no 1º, 2º ou 3º anos, de forma direta; porém, do 4º em diante, todos os anos precisarão ser cursados regularmente, pois não podem ser tomados como pontos de partida de seus estudos. Além disso, não há possibilidade de saltar de ano, todos terão de passar por todos os anos para se formar. Sem exceções!

O que incentiva e incita os alunos a fazerem suas aulas, na realidade, é a busca por conhecimento, ou seja, evoluir o conhecimento de seu personagem ON Game. Personagens com nível alto de conhecimento não precisarão fazer fichas para cargo, por exemplo, para receberem cargos. Ainda haverão vagas que só poderão ser preenchidas por personagens com nível de conhecimento específico, ou seja, fichas não serão levadas em conta. Por isso, recomenda-se estudar o quanto puder e o máximo de anos possível para evoluir seu personagem o bastante.


  • O player que tiver nível de conhecimento suficiente poderá ocupar qualquer vaga sem a necessidade do envio de ficha, com o tanto que o personagem possuía os níveis de conhecimento necessários para a vaga, como por exemplo: Nível 4 em Trato de Criaturas Mágicas para ocupar a vaga de magizoologista;
  • Vagas ocupadas através do conhecimento ainda precisarão passar por fiscalização como todos os outros;


NOM's e NIEM's


Em Breve...

#escolas#aulas Administradores Responsáveis: Morgana Arsen. Barrière
rpghogwartsschool.com

Ficha Mágica
Ano Escolar: Concluído
Escola de Magia: Hogwarts
Casa: Não Possui
N.O.M.s: Ótimo
N.I.E.M.s: Não Realizou
Morgana Vaughn Schwartz

Administradores
Morgana Vaughn Schwartz
Morgana Vaughn Schwartz
Administradores
Administradores
Posts : 2190
http://www.rpghogwartsschool.com

Sistema de Aulas & Evolução Empty Re: Sistema de Aulas & Evolução

Qui Fev 06, 2020 5:20 pm
Sistema de Matérias e Benefícios
Suas aulas começam aqui!
Algumas matérias dão certos tipos de benefícios para os alunos. Além disso, há certas coisas que são ensinadas em certas matérias e em outras não. Abaixo você irá saber como lidar com cada uma e como conseguir prêmios extras.

Para entender como funciona este sistema, precisamos te explicar sobre a Tabela de Conhecimento de cada personagem:

Ao entrar em seu perfil, na ficha de personagem, é possível encontrar uma tabela com diversos campos, esta é a tabela que corresponde ao conhecimento do seu personagem. Nela todo o seu conhecimento fica armazenado, o quanto você sabe em cada matéria. Este conhecimento é adquirido ao executar certos tipos de atividades, como aulas, missões e trabalho. Cada atividade lhe proverá específicos tipos de conhecimento e ao longo do seu desempenho você acumulará conhecimento suficiente para ingressar em cargos específicos.

Na tabela temos os seguintes campos: Voo, Feitiços, DCAT (Defesa Contra as Artes das Trevas), Poções, Herbologia, Adivinhação, Astronomia, Trato de Criaturas Magicas, História da Magia, Estudo dos Trouxas, Transfiguração e Alquimia. Todos estes campos são relacionados ao que o personagem estudou durante a vida. Certos estudos de matérias como, runas antigas e aritmancia, não estarão aqui por que são irrelevantes para se ingressar em certos cargos e atividades.

Para evoluir cada conhecimento listado acima, o personagem deve estudar, fazer missões ou trabalhar de acordo com aquela característica, mas o método mais eficaz é realizando aulas! Por exemplo: Para se tornar um magizoologista, o personagem deve ter certo nível de conhecimento em Trato de Criaturas Magicas, assim como Herbologia para um Herbologista. Desta forma, entenda como funcionam os níveis de conhecimento:

  • Os Níveis de Conhecimento

São seis níveis, cada um corresponde a um aspecto específico, veja abaixo. Entenda que, ao passar de nível, sua experiencia zera e você terá um novo valor de XP a atingir para passar de nível.


  1. Neste nível o personagem é leigo no assunto. Ele pode conhecer o básico, mas nada que o ajude em sua carreira futura. O personagem não sabe como lidar com as tarefas básicas, podendo facilmente cometer diversos erros, desde os mais simples aos mais graves. Não é recomendável contratar um personagem neste nível, sendo considerado o principiante, ou melhor dizendo, um personagem que esta começando, de conhecimento similar a de um trasgo. Necessário 800 de experiencia para passar o nível.

  2. Neste nível o personagem consegue desempenhar melhores tarefas, sabe o básico e já não comete erros de principiante. Não se trata de um bruxo muito sábio, afinal, ele não poderá executar nenhuma tarefa com perfeição, mas poderá fazer coisas mais básicas, como, por exemplo, plantar uma mandrágora ou criar uma poção para fotografia. Neste nível ele já sabe do que se trata cada coisa, como, por exemplo; para que serve o chifre de bicórneo, o acônito e onde massagear um amasso para que não sinta dor. No entanto, tarefas que exijam muito mais conhecimento acabam sendo difíceis de se desempenhar. Necessário 1.500 de experiencia para passar o nível.

  3. Neste nível o personagem já sabe mais do que o básico. Pode-se dizer que metade do caminho para o estado intermediário de conhecimento. Não é um expert nem uma pessoa experiente, mas sabe coisas que pessoas normais e leigas não saberiam. Sendo assim, pode desempenhar papeis mais específicos em certas áreas, como realizar poções de nível básico com maestria e poções de nível médio com resultado satisfatório. É um bruxo com conhecimento mediano de qualquer assunto relacionado à tal conhecimento. Raramente comete erros bobos, no entanto, ainda tem muita dificuldade de executar tarefas complexas, embora comece a compreende-las. Necessário 3.000 de experiencia para passar o nível.

  4. Neste nível o personagem é, sem dúvidas, uma pessoa experiente e habituada aos assuntos básicos e intermediários em questão. Pode desempenhar tarefas simples com extrema maestria, até mesmo tarefas intermediárias lhe parecem simples, embora não esteja isento de cometer erros. É extremamente raro que cometa erros simples, mas ainda pode caso se distraia. É um bruxo propenso a aprender muito mais rapidamente e comete erros com raridade. Consegue desempenhar tarefas complexas, como por exemplo; lidar com plantas difíceis, criar poções e manuseá-las com maior profissionalismo e exercer tarefas que exijam um conhecimento mais direto sobre o assunto. Necessário 5.000 de experiencia para passar o nível.

  5.  Neste nível o personagem se torna expert. Sabe tudo sobre o assunto, conhece todos os métodos e desempenha seus objetivos e tarefas com profissionalismo. Acumulam conhecimento geral sobre tudo daquele âmbito específico, sendo como uma grande enciclopédia sobre tal assunto. Não cometem falhas, na verdade é quase, perceba que eu disse quase, impossível que tal bruxo cometa um erro e, é claro, ele não irá fazer nada mais que com exímio talento. Necessário 7.000 de experiencia para finalizar o nível.

  6. Este é o nível mais conhecido como Maestria. Para alcança-lo, o personagem precisa trilhar um grande obstaculo; masterizar todo seu conhecimento a ponto de saber todas as exatas moléculas e partículas que o compõem. Fazem tudo com exímia perfeição e NUNCA cometem erros, não naquilo que ele é mestre. São bruxos sábios e normalmente lecionam ou lideram grandes organizações ou projetos relacionados a seus assuntos. No entanto, para se tornar mestre em cada matéria é necessário masteriza-las uma por vez, tornando-se extremamente difícil um bruxo que seja mestre em tudo, estes normalmente são mestres dos mestres e se tornam figuras históricas notáveis, no entanto não houve um até hoje como este. Necessário 10.000 de experiencia para masterizar cada unica matéria.

  • Ao chegar ao nível 5, sua barra de XP começará a encher conforme recebe XP. Ao atingir 7 mil XP você passará para o Nível 6 daquela matéria. Você só será masterizado ao atingir 10 mil pontos no nível 6!

**Os ganhos de pontos experiencia correspondem aos ganhos por cada tarefa exercida.

Evoluindo Como Adulto

A evolução não é interrompida quando o aluno conclui a escola. Através do trabalho, por fiscalizações mensais, os adultos podem receber XP em matérias, como por exemplo; XP em Feitiços ao realizar uma fiscalização através do grupo de mercenários, ministeriais e medibruxos. Cada postagem feita em fiscal proporciona 125 de XP em matérias específicas; as matérias fixas de ganho para cada cargo, alem das matérias extras envolvidas na postagem do personagem. 

Todo final de mês, será feita a atualização das fiscais, onde os players receberam suas recompensas. Veja abaixo a lista de matérias fixas por grupo:

Mercenários: DCAT, Feitiços;
Magizoologistas: TCM, Herbologia, Feitiços;
Tratadores de Dragões: Feitiços, DCAT, TCM;
Ministério Mágico: DCAT, HDM, Feitiços;
Medibruxos: Poções, Herbologia, Feitiços;
Jornalistas: HDM, EDT, Astronomia;
Ligas Profissionais: Voo, Feitiços;
Alquimistas: Poções, Feitiços, Alquimia, Astronomia;
Comerciantes: Feitiços, Poções, EDT;
Funcionários de Hogwarts: Feitiços, Herbologia, HDM;

Lembrando que os grupos citados acima e as matérias informadas em cada um correspondem ao ganho fixo de xp que o player terá sempre que realizar a fiscalização, independente do conteúdo da postagem. Isso não o impede de receber XP em outras matérias, afinal, como já foi citado, os ganhos serão de acordo com o conteúdo da postagem. Por exemplo: Se neste mês player Fulano, que é servidor ministerial, postar cuidando de uma criatura magica, ele receberá xp em TCM.  Os ganhos de XP são fixos e não serão descontados, como ocorrem nas aulas, no entanto, também não receberam qualquer aquisição extra de XP. O valor fixo de ganho de XP, em qualquer fiscalização de cargo, existente no RPG é de 125xp. Os funcionários estão passivos a receber itens extras, mas isso não ocorrerá sempre, dependerá da sua fiscalização e de como suas ações decorreram em ON. 

Os cargos não listados acima, como os conselheiros e professores de Hogwarts, possuem ganhos flexíveis, a ser escolhidos pelo próprio player. Isso acontece porque, grupos como estes, não possuem uma área de atuação em específico, como os medibruxos e funcionários de Hogwarts. Por não obterem área de atuação em específico, fica inviável para a administração escolher qual seria as matérias a serem creditadas a XP. Por isso, fica a critério do player escolher o destino de suas recompensas, tão como, se comprometer a não solicitar remanejamento desses ganhos uma vez que estes já foram escolhidos pelo próprio player. Nesse caso, também lembramos que o valor fixo de ganho de XP, em qualquer fiscalização de cargo, existente no RPG é de 125xp. Os professores estão passivos a receber itens extras, mas isso não ocorrerá sempre, dependerá da sua fiscalização e de como suas ações decorreram em ON. 

Tá, mas o que você vai ganhar recebendo tanto XP? Cargos! Caso você esteja em um nível aceitável para um respectivo cargo, poderá obtê-lo apenas solicitando, sem a necessidade de realizar uma ficha e correr o risco de ser reprovado. Os cargos são variados, sendo que será necessário um nível específico em cada um deles, mas é claro, o player ainda passará pelas fiscalizações mensais, mantendo seus ganhos de XP normalmente. É bom deixar claro que, nenhum cargo obtido através de XP é fixo, você continuará passível a perder o grupo e novas solicitações daquele mesmo cargo só estarão disponíveis após 3 meses de sua demissão. 

Mestres

Mestres em matérias específicas são aqueles que ja aprenderam tudo o que se podia aprender com aquela matéria. Sendo mestre seus benefícios aumentam:

  • Mestres possuem cargos específicos que só poderão ser obtidos por eles, fichas não serão aceitas;
  • Os mestres não poderão solicitar cargo em qualquer grupo, ele precisa ter nível suficiente para ele, isso é obrigatório;
  • No entanto, mestres não perderão o cargo que solicitaram, a não ser que fiquem ausentes do RPG por 3 meses consecutivos;
  • Ao perder o cargo, o mestre poderá solicitá-lo novamente passados 1 mês de sua demissão;
  • Mestres com barra de conduta zeradas ficam impedidos de solicitar qualquer tipo de emprego até que a barra seja restaurada ao menos em 50%;
  • Mestres não precisam fazer fiscalização em cargos onde o requisito sejam as matérias que ele tenha masterizado;
  • Para solicitar um cargo, ele deve ter masterizado todas as matérias nos níveis exigidos, não importa se masterizou apenas uma, ou duas;
  • Um mestre nunca será demitido do cargo específico para mestres, a não ser que ele deseje isso. Caso as vagas se esgotem, serão abertas novas;
  • Um mestre nunca perde a maestria, no entanto, só podem masterizar uma matéria por vez;
  • Sendo mestre, sua conta recebe maiores chances de prêmios extras e matérias onde seja o destaque.


Ficou com alguma dúvida? Poste-a no tópico de Dúvidas da Central de Ouvidoria que a administração irá respondê-lo.
matérias sistema de aulas
rpghogwartsschool.com
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos